domingo, 3 de novembro de 2013

O tal Silêncio


Ela sempre senta na sua janela dos pensamentos e lá passa horas refletindo sobre os acontecimentos que cercaram sua vida, desde pequena sempre gostou dos momentos de reflexão e isto foi o que a tornou cada vez mais apreciadora do silêncio.
Às vezes ela se sente em uma sala de cinema, onde sem pretensão sua mente começa a repassar fatos e memórias arquivadas, fazendo-a avaliar tudo que foi, tudo o que é e tudo o que ainda pretende ser e é através de suas preciosas horas de silencio que ela encontra todas as respostas que busca.
Sempre disseram a ela que o silencio está associado à solidão, mas ela, como uma verdadeira entendedora das vantagens de uma bela reflexão sabe que ele nada tem haver com solidão, em todos esses anos apreciando esses momentos ela aprendeu que o silencio tem o poder de tocar o coração fazendo as palavras saírem com maior facilidade sem ter uma direção certa, aprendeu a ouvir o não dito, a dar forma às coisas antes escondidas e o mais importante o silencio despertou nela a mais profunda sabedoria, fazendo-a aguçar sua sensibilidade para os gritos da mente.
Apesar das vantagens do silêncio ela descobriu que sua persistência prolongada pode causar irritação como os pingos de uma torneira mal fechada, apreciá-lo temporariamente é um dom, porém conviver permanentemente com ele seria insuportável. Então ela pega algumas horas para desfrutar desta dádiva maravilhosa que o silencio a proporciona fazendo-a entender e ver melhor seus picos de inspiração e depois corre para longe dele para mergulhar de fato na imensidão de palavras que melhor expressa seu estilo de vida...
... Ah! Mais há alguns momentos em que ele se faz importante sendo bem mais forte que o som, e por não ser verbalizado produz um efeito muito melhor que mil discursos, não sendo necessário cuspir meio mundo de palavras que geralmente não seriam bem interpretadas.
 E como uma bela reflexão ela diz: Na vida nada tem que ser ao extremo, até o silêncio precisa está presente em nossa vida na dose certa para não se tornar veneno.


10 expressões:

  1. Gostei do texto..silêncio e reflexão, para muitos é solidão, mas eu preciso desse tempo para mim, para poder conviver com os outros.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Tallita.. no silêncio estão todas as respostas de perguntas que a gente faz para nós mesmos.. muitas pessoas realmente associam ele a solidão.. as vezes pode ser sim, mas solidão é um estado de ficarmos contemplando nosso eu.. o que esta certo e errado.. não precisamos de muito.. 15 minutinhos toda a noite meditando ou ficando calados e deixando os pensamentos fluirem já é de grande ajuda.. um lindo dia pra ti beijos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!
    Eu acho que o silêncio é pouco valorizado nos dias de hoje. Talvez porque as pessoas associaram a falta de palavras a uma mente fraca ou pouco inteligente, mas acho que é bem o contrário... muitos verbalizam tudo que querem com aquele velho clichê: eu falo o que penso. Mas quanta besteira a gente consegue ouvir em 2 minutos de conversa... seria melhor calar em alguns momentos e permitir-se pensar antes de pagar mico falando o que não se sabe.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. oi Ta

    Hj, exatamente hj vejo que o silencio é a melhor coisa.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  5. O silêncio traz paz e tranquilidade fundamentais em determinados momentos da vida. Uma bela reflexão!!!
    Uma feliz semana Tallita!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  6. O silêncio é o grande mestre do pensamento, onde as reflexões são trabalhadas e evoluídas! Lindo Texto Srta, um abraço!

    ResponderExcluir
  7. O silêncio diz tanto! Mas tem gente que parece nunca escutá-lo.

    Um abraço, querida Tallita.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite,O silêncio,diz muita coisa.
    Achei lindo parabéns beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Tallita *-* o silêncio faz a gente colocar as idéias no lugar,também acho que se as pessoas soubesse usá-lo evitaria muita coisa,como mágoas e ofensas.

    Super Parabéns pelo seu texto!
    Beijão
    Estrela,Flores...Melancia

    ResponderExcluir
  10. Hoje quero agradecer por todas as vezes que você me fazer sorrir com tua linda visita em meu blog, por me fazer acreditar que existem pessoas e pessoas…
    Obrigada…
    Simplesmente obrigada…
    Que Deus te abençoe sempre…
    Um lindo final de semana.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir

Espero prender a atenção de vocês e fazer com que se identifiquem com cada palavra lida. Viaje comigo nessa imensidão de palavras.
Obrigado por comentar...Volte sempre!